O Violino e os Amendoins

Quando eu tinha uns 12 anos, minha mãe ganhou um DVD com músicas de um dos violinistas mais conhecidos do mundo, o talentoso e carismático André Rieu. Fiquei encantado com as imagens dos seus espetáculos e as paisagens dos clipes, e a música, é claro. O melhor momento era quando a orquestra tocava “My Heart Will Go On”, aquela música do filme Titanic.

De tanto assistir aquele DVD, tive um sonho sobre isso. Sonhei que estava andando pelo sítio e comendo amendoins. Não lembro se eu os tinha nos bolsos, ou se era só um punhado. Quando cheguei na garagem, me deparei com o Violinista no telhado. Era como se as telhas tivessem sido arrancadas e ele estivesse em cima das vigas. Não lembro o que nós conversamos, só lembro que ele perguntou:

— O que você está comendo?

— Amendoins!

— Quer trocar pelo meu violino?

Sim, você leu direito querido leitor. Um artista internacional oferecendo seu violino por um punhado de amendoins. Essa é a parte que lembro do sonho, provavelmente por ser a mais inusitada. Aqueles amendoins não tinham muito valor comercial, sem seleção de qualidade ou aprimoramento genético, eram plantados para o consumo e torrados no forno do fogão a lenha. Um hábito que minha mãe aprendeu da minha avó que provavelmente aprendeu com a minha bisavó que aprendeu com alguém e assim por diante.

Depois de alguns anos desde que eu tive esse sonho, descobri mais sobre aquele violino. Segundo o site Época, se trata de um Stradivarius, feito em 1732, do qual existem apenas 400 exemplares em todo o mundo. Uma proposta daquelas que só aparecem em sonhos, bem, eu devia ter aceitado a troca.

Referência:

ASTUTO, Bruno. “Odeio gente esnobe”, diz o violinista André Rieu, que se apresenta mês que vem no Brasil. Época, 2014. Disponível em: <https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/bruno-astuto/noticia/2014/09/odeio-gente-esnobe-diz-o-violinista-bandre-rieub-que-se-apresenta-mes-que-vem-no-brasil.html> Acesso em: 05 de out. de 2020.

Publicado originalmente em 5 de Outubro de 2020.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *