Andando em uma bicicleta minúscula dias atrás, me senti como um elefante dirigindo um monociclo. Mas afinal, elefantes podem mesmo andar de monociclo? Ou pelo menos, de onde surgiu essa ideia? Tinha uma vaga lembrança de ver essa imagem em algum desenho infantil. Minha mente passou a fazer um cabo de guerra com as possibilidades. É claro, por vários momentos parece ser algo completamente impossível, inverossímil.
Mas se é impossível, por que raios alguém imaginou essa cena? Foi algum comediante? Cronista? Um cronista comediante? Possui o elefante, equilíbrio necessário para se manter em cima de algo tão pequeno como uma bicicleta de uma roda só? E de que material deveria ser o equipamento? Como alguém treina o elefante para fazer isso? Não, não pode ser verdade! Provavelmente é mais um desses casos em que algo é impossível, mas passa a existir, forjado na criatividade e ludicidade de alguém.
Cheguei em casa e fui pesquisar sobre elefantes andando de monociclo. Tudo o que achei foram referências ao clipe “Paradise” da banda Coldplay, e imagens, muitas imagens. Todas ilustrações, pinturas, montagens, mas nenhuma real. Nenhum artigo histórico sobre um elefante que ficou famoso por andar de monociclo. Muito menos uma “Sociedade Criadora de Elefantes Monociclistas”.
Aparentemente toda essa viagem se deve ao circo, parece algo criado no ambiente circense, como uma gíria usada para se referir a algo impossível, igual a vaca voadora ou a cobra fumante. São vários absurdos, mas em certo momento aparece algum cronista e faz as profundas perguntas: “Alguma vaca voa? A cobra fuma cachimbo ou charuto? Foi mutação genética?”. Mas discorrendo sobre esse assunto, me parece cada vez mais impossível um elefante andar de monociclo, pelo menos por enquanto.
—
Publicado originalmente em 30 de Novembro de 2023.