Crônicas podem ser tão relaxantes! Companhias úteis, com saudosas recordações e observações sobre momentos especiais.

Almoço de Avó
Uma crônica sobre aqueles pratos familiares que lembram alguém especial. E que também desaparece quando as pessoas queridas se vão.
“Provavelmente você, assim como eu, tem uma quedinha a mais pelo almoço da vó do que pelo da mãe. Difícil explicar se realmente é mais gostoso (como se a cada geração as famílias perdessem esse talento), ou se é o fato de ser algo novo, acompanhado das boas sensações de casa de vó…”Ler a Crônica

Chimarrão do Cronista
Quando sento para escrever, preciso de um bom chimarrão! É um costume inspirador, que torna o hábito de escrever mais leve.
“A água na chaleira esquenta, quase chega a ferver antes de eu a desligar. Coloco a erva mate até a “cintura” da cuia e a cubro com a mão, viro-a de lado e faço movimentos para cima e para baixo a fim de acomodar a erva na lateral. Tiro a mão com cuidado e vou levantando a cuia aos poucos enquanto derramo a água quente da chaleira no espaço que ficou vazio…”Ler a Crônica

Beira de Estrada
Morar em um sítio exige vários tipos de controle de pragas e práticas de limpeza. O ideal é deixar tudo limpo, e principalmente na beira da estrada.
“Uns 100 metros à minha frente está a estrada de terra. De dia, enquanto digito alguma crônica ou estudo aqui na mesa da cozinha, acompanho o movimento de carros, caminhões, cavaleiros, ciclistas e pedestres. E não posso me esquecer dos tratores, muitos, principalmente agora na época de colheita…”Ler a Crônica

Para Registrar
Uma imagem vale mais que mil palavras. É verdade, mas as palavras também tem seu valor.
“São incríveis as utilidades da crônica. Esta por exemplo é uma fotografia, não apenas de um pôr do sol, mas também de um momento. Tudo começou quando, sem luz e internet, fui mais cedo trabalhar no estábulo para recolher o gado. Troquei a serragem molhada das camas por serragem seca e decidi ir buscar mais para o dia seguinte. Peguei o carrinho de mão, dois sacos, e fui…”Ler a Crônica

O Senhor do Rio
Andando por aí, encontramos várias pessoas interessantes. Com vidas diferentes e inspiradoras.
“Nas minhas recentes andanças, passo de bicicleta à frente de uma casa simples, de madeira e sem pintura. Com uma varanda pequena e alguns cachorros de pequeno porte a observar quem passa na estrada. Fica ao lado de um morro, e também da velha ferrovia. Passo por lá e vou subindo pela estrada íngreme, quando, depois de alguns minutos chego ao topo, um lugar cercado por várias Araucárias…”Ler a Crônica

Ventos do Inverno
Os ventos frios que aparecem durante o inverno me trazem várias lembranças e reflexões.
“O dia foi frio, um sinal claro do outono e mostra que o inverno está chegando. Depois de fazer alguns trabalhos dentro de casa, decidi ir caminhar no campo e juntar pinhões. Peguei uma jaqueta de pano e outra de couro, o chapéu de palha, as botas e o balde e fui. Assoviei para que as cadelas me acompanhassem, mas das duas, apenas uma apareceu. Havia poucos pinhões, e o vento era frio, misterioso…”Ler a Crônica

Época de Pinhão
É tão bom morar perto aos pinheirais! As velhas que a tantos produzem madeira e o tão delicioso Pinhão!
“Começou a época dos pinhões. Não oficialmente, acho que a venda está proibida, mas eles já estão caindo e o consumo acontecendo. Os pernilongos estão fazendo a festa, esses pequenos vampiros existem, podem voar de dia e procuram suas vítimas, os catadores de pinhão. Logo logo chegam as geadas para amenizar esse nosso sofrimento, os pernilongos deixarão de existir, pelo menos até o inverno acabar…”Ler a Crônica

Em uma Praça
O que pode acontecer em uma tarde em uma Praça? Uma crônica fictícia aconchegante!
“Caminho lentamente observando os passarinhos que ciscam no gramado. Onde um encontra algo, os outros chegam junto deduzindo que ali é um lugar mais produtivo. Tomo cuidado para não tropeçar nas lajotas desparelhas que podem ser sentidas apesar do sapato. Mais adiante está o lago, com um chafariz calmo e na água o reflexo intenso do sol…”Ler a Crônica

Fogueira Acesa, Problemas Diminuindo
Ah! As fogueiras, que aquecem e nos fazem refletir! Com uma boa e velha conversa fiada!
“É estranha a sensação de passar tanto tempo elaborando formas de escrever crônicas cada vez maiores, melhores, e me dar conta que faltou a boa e velha conversa fiada. Vou me esforçando para escrever sobre coisas cada vez mais importantes, sentimentais, e fazendo o possível para editar erros de ortografia ou concordância, deixando o texto “descansar”. O tempo passa e eu não tenho ideias “geniais”, com isso não faço o mais importante, que é obviamente, escrever…”Ler a Crônica

Em um dia de chuva
Um Conto curto sobre uma manhã chuvosa.
“Mesmo com o tempo nublado, os cavalos foram buscados na pastagem e ganharam uma porção de milho. Comeram enquanto eram envoltos por cintas de couro e peças de madeira. Ele terminou de afirmar os arreios, passou a mão na pelagem brilhante e sorriu satisfeito com seus animais. Consultava os céus, mas nenhum sinal de sol era visto no horizonte…”Ler a Crônica
Espero que tenha gostado! Em caso afirmativo, continue acompanhando o blog! Costumo postar crônicas assim com certa frequência.
Você também pode gostar:
